08/01/2023

thumbnail

A história da WEB



A Web 1 foi a primeira geração da World Wide Web (www) e surgiu nos anos 1990. Na Web 1, os usuários podiam apenas visualizar conteúdo na web e não interagir com ele de maneira significativa. As páginas da web eram principalmente estáticas e não havia muita interação entre elas. A Web 2, que surgiu no início dos anos 2000, marcou a introdução de novas tecnologias que permitiram maior interação e colaboração entre os usuários da internet. 

A Web 2 também foi marcada pelo surgimento de serviços de mídia social, como o Facebook, e de plataformas de compartilhamento de vídeos, como o YouTube a Web 2 também tornou possível a interação não estática da navegação da internet.

Web 3 é uma geração em desenvolvimento do World Wide Web (www) que se foca em adicionar funcionalidades avançadas à web atual, incluindo inteligência artificial e tecnologias descentralizadas. Uma das principais diferenças entre a Web 3 e as gerações anteriores da web é que a Web 3 é projetada para ser mais semântica, ou seja, mais compreensível por máquinas. Isso é possível graças à utilização de ontologias e metadados, que permitem que os dados da web sejam mais facilmente interpretados e compreendidos pelos computadores. Outra diferença importante é que a Web 3 está sendo desenvolvida para ser mais descentralizada. Isso significa que os dados não são armazenados em um único local centralizado, como um servidor, mas sim distribuídos em uma rede de computadores sendo o mais utilizado atualmente a rede IPFS. 
Isso torna a web mais resistente a falhas e mais difícil de ser censurada ou controlada por governos ou empresas. A tecnologia por trás da Web 3 inclui coisas como blockchain, criptomoedas, e contratos inteligentes. 
Estas tecnologias permitem que os usuários da web tenham mais privacidade e controle sobre os seus dados, e também permitem que sejam criadas novas aplicações e serviços online de forma mais segura e confiável. 
 A Web 3 ainda está em desenvolvimento e ainda há muito trabalho a ser feito antes que ela esteja 100% disponível para o uso geral. No entanto, já existem alguns projetos em andamento que estão explorando o potencial da Web 3 e estão trabalhando para torná-la uma realidade.

Foto reprodução: wiki

Compartilhe no telegram



Siga no twitter